1. Vender um carro de empresa a um particular
Não é nenhum segredo que vender um carro de empresaimplica um processo mais moroso do que uma transação entre particulares.
Ainda que os passos prévios à operação sejam os mesmos, vender um carro de empresa requer um tipo de documentação diferente, e, sobretudo, uma fiscalidade diferente, já que já que a venda do veículo supõe um beneficio para a organização, e, por isso, terá de ser indicada à Autoridade Tributária.
Este tipo de transação, de empresa a particular, é habitual quando um trabalhador fez uso de um carro de empresa e, ao fim de um tempo, decide comprá-lo.
São muito frequentes casos de negócios familiares, em que um dos veículos da empresa se transfere para utilização privada.
Todos os documentos que necessita para vender um carro de empresa
Nos casos em que uma empresa vende o carro a um particular, é importante ter em conta que a operação requer documentação identificativa da organização.
- A Certidão Permanente de Registo Comercial: assegura o acesso online aos registos e documentos de qualquer entidade sujeita a registo comercial e substitui a certidão de registo comercial em papel.
- identificação do Sócio-Gerente ou Administrador através do Cartão de Cidadão, por exemplo.
- Documento Único Automóvel.
- Certificado da Inspeção Periódica Obrigatória, se for caso disso.
- Requerimento de Registo Automóvel.
2. Venda de carro de empresa a particular: fatura com IVA
Uma das principais diferenças entre vender um carro entre particulares e de empresa para pessoa singular é o IVA. Nas maioria dos casos, as empresas que vendem um veículo a um particular devem emitir uma fatura, tal e como fariam com outra qualquer transação.
Como com qualquer fatura que emita una empresa, a venda de um carro deve incluir IVA, exceto quando se aplica algum regime de isenção
O processo de cálculo do IVA, além disso, não é tão simples como poderá parecer num primeiro momento, já que o valor depende de qual foi o enquadramento em sede de IVA aquando da aquisição desse mesmo carro que agora se pretende vender.
Vender carros novos
Considera-se como carro novo aquele que tem menos de 6 meses e que percorreu menos de 6.000 km. Estes carros são vendidos com uma taxa de IVA de 23%.
Vender carro entre particulares
Neste caso, não há lugar a qualquer emissão de fatura ou liquidação de IVA.
3. Venda o seu carro de empresa em compramososeucarro.pt
Por muito complicado que pareça este processo, em compramososeucarro.pt temos uma solução fácil e rápida para vender o seu carro de empresa.
O nosso sistema de avaliação em 3 passos permite-lhe conhecer o preço de venda diretamente a partir de casa, e vender o seu carro numa sucursal sem esperas e com todas as garantias.
Somos líderes no mercado europeu de compra e venda de veículos, com mais de 2 milhões de clientes satisfeitos em toda a Europa que já beneficiaram dos nossos serviços.
O processo é completamente transparente e gratuito e não o obriga a nada. Não procure mais por alguém que compre o seu veículo e venda-o hoje mesmo em compramososeucarro.pt!