Como funciona a cotação de carros através da matrícula

A avaliação de veículos tendo por base a sua matrícula consiste no cálculo do seu valor venal em função do seu ano de matriculação. Isto é, quando avalia um automóvel utilizando este método, o seu preço será estimado tendo como única referência a sua idade. No entanto, apesar da claridade e da rapidez que este método pode oferecer-lhe, o que é certo é que tem carências importantes que o tornam um sistema bastante impreciso.

Que fiabilidade pode dar-lhe um método para conhecer o valor de carros usados que não tem em conta elementos tão importantes como a quilometragem do veículo, o estado do motor, o desgaste da carroçaria e dos pneus, o tipo de combustível ou o equipamento extra? Estes são pontos-chave que qualquer guia de avaliações recolheria, pois afetam diretamente o preço de um automóvel. Por esta razão, é recomendável realizar uma cotação oficial do veículo com um especialista, pois este tem sempre em conta estes aspetos.

Avaliar
Faça uma marcação

Avaliação online
do seu carro

Inspeção profissional
sem compromisso

Venda se assim desejar

1. Prós e contras da avaliação de carros através da matrícula

cotação de carros através de matrícula

Há profissionais do setor automóvel que podem descobrir a idade de um carro através da sua matrícula, seguindo este sistema para cotar os veículos. No entanto, quando chega a hora de avaliar um carro, há muitos fatores que não são tidos em conta pela apreciação de carros usados através da sua matrícula. Os quilómetros percorridos, o nível de desgaste, o estado do motor, dos vidros e da carroçaria são alguns dos componentes que não entram na equação. Todas estas caraterísticas afetam diretamente a desvalorização do seu carro e, se não as tiver em conta, é possível que, ao calcular o seu preço, tenha uma surpresa desagradável no momento de fazer face às negociações necessárias para a sua venda.

Além disso, este método não é muito eficaz quando nos são apresentados veículos com caraterísticas excecionais, como é o caso do mercado de compra e venda de carros clássicos. As avaliações automóveis têm de ser ajustadas às caraterísticas dos mesmos. Por isso, só uma apreciação oficial específica pode refletir um valor justo pelo seu veículo.

2. Como é que um profissional analisa o seu carro?

Uma avaliação presencial oferece um nível de precisão que raramente poderá obter ao calcular o preço de veículos usados pela sua matrícula. Atualmente, existem no mercado vários profissionais que põem à sua disposição este serviço. Do mesmo modo, se decidir vender o seu carro a um concessionário, é possível que este lhe realize uma avaliação prévia.

Em qualquer caso, informe-se em primeiro lugar se este serviço é gratuito ou se se traduzirá num compromisso de venda pela sua parte. Ao fazer uma peritagem ao seu carro, um técnico terá em conta o seguinte:

  • Idade (ano e mês de matriculação) e quilometragem;
  • Combustível: diesel ou gasolina;
  • Estado do motor
  • Desgaste da carroçaria, dos pneus, dos vidros, dos pedais, dos tapetes, etc.;
  • Estado do interior do carro, da tapeçaria e dos possíveis odores;
  • Limpeza e aspeto geral do veículo.

De igual forma, tenha em conta que os valores de mercado estão em constante mudança e que um autêntico profissional cingir-se-á, de uma forma ou de outra, aos preços da atualidade dos veículos de segunda mão. Antes de realizar uma cotação de carros através da sua matrícula, confie na avaliação profissional da compramososeucarro.pt.